Para os amantes da natureza, a Serrá do Cipó, situada ao sul da Serra do Espinhaço e inserida na Estrada Real, se faz como destino indispensável nas alternativas de turismo em Minas Gerais, é uma região belíssima com inúmeros atrativos. Foi no século XVII, quando os bandeirantes procuravam por pedras preciosas no nordeste de Minas Gerais, que descobriram a Serra do Cipó; Ela era caminho para diversas cidades, tais como Serro e Diamantina.

O Parque Nacional Serra do Cipó, localizado a 90km de Belo Horizonte, é uma unidade de conservação federal e tem como principais objetivos proteger as nascentes do Rio Cipó e do Peixe e as extensas e ricas áreas de vegetação.

Palco de uma natureza encantada e exuberante, a Serra do Cipó possui como principais atrativos diversas cachoeiras, piscinas naturais, grutas e cavernas, pinturas rupestres e locais para prática de esportes radicais. Muitos estudiosos são atraídos por suas belezas naturais e achados arqueológicos.

Estas belezas naturais foram responsáveis pelo título de Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais à Serra do Cipó, concedido em 1950. Em 1975, foi construído o Parque Estadual da Serra do Cipó, com uma área de 27.600 hectares. Em 1984, foi determinado pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal que o Parque Estadual se tornaria Nacional, com o objetivo de proteger ainda mais todo o aglomerado natural existente no local: cachoeiras, rios, vegetação, cavernas, entre outros.

As cachoeiras são os principais atrativos e que mais atraem visitantes e turistas ao Parque. As mais famosas da região são a Cachoeira Véu da Noiva, Cachoeira Grande, Cachoeira da Farofa, Cânion dos Confins, Cachoeira do Tomé, Cachoeira de Baixo, Cachoeira do Gavião, Cachoeira de Braúna, Cachoeira do Riachinho, Cachoeira da Capivara e Cachoeira das Andorinhas.

Outro atrativo que também é muito visitado no alto da Serra do Cipó é uma estátua em homenagem a uma figura folclórica da região. Juquinha, um antigo morador que vivia na Serra do Cipó e trocava flores e plantas colhidas por pequenos utensílios ou pratos de comida que os visitantes traziam.

Outro atrativo interessante são as trilhas sinalizadas em Santana do Riacho/Serra do Cipó, as principais são, a subida do Juquinha, Trilha dos Escravos, Pico da Lapinha, Cachoeira Véu da Noiva e Morro da Pedreira, sem esquecer também da prática de esportes de aventura como canoagem, escalada e rapel.

Os produtos artesanais como os doces caseiros e a cachaça também são atrativos imperdíveis na Serra do Cipó.

O que esta esperando para visitar?

Serra do Cipó

Para os amantes da natureza, a Serrá do Cipó, situada ao sul da Serra do Espinhaço e inserida na Estrada Real, se faz como destino indispensável nas alternativas de turismo em Minas Gerais, é uma região belíssima com inúmeros atrativos. Foi no século XVII, quando os bandeirantes procuravam por pedras preciosas no nordeste de Minas Gerais, que descobriram a Serra do Cipó; Ela era caminho para diversas cidades, tais como Serro e Diamantina. O Parque Nacional Serra do Cipó, localizado a 90km de Belo Horizonte, é uma unidade de conservação federal e tem como principais objetivos proteger as nascentes do Rio Cipó e do Peixe e as extensas e ricas áreas de vegetação. Palco de uma natureza encantada e exuberante, a Serra do Cipó possui como principais atrativos diversas cachoeiras, piscinas naturais, grutas e cavernas, pinturas rupestres e locais para prática de esportes radicais. Muitos estudiosos são atraídos por suas belezas naturais e achados arqueológicos. Estas belezas naturais foram responsáveis pelo título de Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais à Serra do Cipó, concedido em 1950. Em 1975, foi construído o Parque Estadual da Serra do Cipó, com uma área de 27.600 hectares. Em 1984, foi determinado pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal que o Parque Estadual se tornaria Nacional, com o objetivo de proteger ainda mais todo o aglomerado natural existente no local: cachoeiras, rios, vegetação, cavernas, entre outros. As cachoeiras são os principais atrativos e que mais atraem visitantes e turistas ao Parque. As mais famosas da região são a Cachoeira Véu da Noiva, Cachoeira Grande, Cachoeira da Farofa, Cânion dos Confins, Cachoeira do Tomé, Cachoeira de Baixo, Cachoeira do Gavião, Cachoeira de Braúna, Cachoeira do Riachinho, Cachoeira da Capivara e Cachoeira das Andorinhas. Outro atrativo que também é muito visitado no alto da Serra do Cipó é uma estátua em homenagem a uma figura folclórica da região. Juquinha, um antigo morador que vivia na Serra do Cipó e trocava flores e plantas colhidas por pequenos utensílios ou pratos de comida que os visitantes traziam. Outro atrativo interessante são as trilhas sinalizadas em Santana do Riacho/Serra do Cipó, as principais são, a subida do Juquinha, Trilha dos Escravos, Pico da Lapinha, Cachoeira Véu da Noiva e Morro da Pedreira, sem esquecer também da prática de esportes de aventura como canoagem, escalada e rapel. Os produtos artesanais como os doces caseiros e a cachaça também são atrativos imperdíveis na Serra do Cipó.

Pousadas

Procurando um lugar para descançar e deixar todo o stress da cidade para trás, Vejá a nossa relação de pousadas, escolha aquela que mais lhe agrada e bom descanço.

Lista de Pousadas

Passeios

Conheça varias cachoeiras, faça rapel, escalada, passeios de quadriciclo, canoagem, trilhas, passeio a cavalos e muitas outras atividades.

Lista de Paseios

Sorteios

Participe e ganhe diárias e finais de semanas em pousadas, almoços para a família toda e vários outros brindes, leia as regras de cada etapa do sorteio, e verifique os sortudos que já desfrutaram das premiações.

Sorteios